sábado, 24 de maio de 2014

the book is...

Não sou contrário aos chamados "coffee-table books" (livros feitos mais para serem expostos do que para serem lidos, em tese). Primeiro, porque sou leitor contumaz, ainda adoro livros e revistas "físicos". Segundo, pois geralmente estas obras são feitas com esmero e cuidado ímpares.
O supra sumo desta categoria fica para o registro da obra de Helmut Newton, com seu livro belíssimo acompanhado de uma estante particular, da Editora Taschen (uma das maiores fornecedoras desta categoria). 



Também nesta série especial, o livro da fotógrafa Annie Leibovitz - igualmente editado pela Taschen, mas a versão "Collector´s Edition" vem acompanhada de uma mesinha, está disponível em quatro capas diferentes e custa U$ 2.500 verdinhas...


Annie Leibovitz tem meu mais profundo respeito por ter feito uma das mais famosas fotos do mundo da música, conhecidíssima, forte e magnífica em sua simplicidade.


O mestre da arquitetura Richard Neutra gerou um livro fantástico, colecionável em todos os sentidos. A obra esmiuçada neste belíssimo volume transcende à sua categoria de "coffee table book", ainda pela Taschen.

Tenho a sorte de ter  exemplar abaixo com dedicatória do próprio Jun Sakamoto, autor de um livro belíssimo sobre seus criminosamente impecáveis sushis. Um deles encadernado à maneira antiga, acondiconados numa caixa especial, é uma fina iguaria.
Ainda na gastronomia, o visualmente imbatível Modernist Cuisine de Nathan Myhrvold, com fotos que gostaríamos de ter visto como foram feitas.



E, last but not least, um livro sobre moda. Não, sobre arte. Não, sobre criatividade. Savage Beauty, registro da fantástica obra de Alexander McQueen, o genial fashion designer morto prematuramente, mas que deixou um legado que ainda vai ser muito utilizado como base para outras criações. E sua premonitória capa holográfica torna este exemplar irresistível de ser folheado.

Enquanto se discute se os livros e revistas se tornarão obsoletos, face às suas versões digitais, algumas editoras tomam o caminho oposto lançando edições de colecionador, tiragem limitada, utilizando-se de projetos gráficos inovadores para colocar no mercado um produto praticamente irresistível de ser adquirido. Se estes serão cooptados pelo universo digital, só o futuro sabe.
PS - para quem se interessar, o livro de Helmut Newton foi editado numa série de apenas 10 mil exemplares. Ainda existem alguns exemplares disponíveis, por U$ 15mil.








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